O cuidado com a saúde bucal é importante ?

Sim! Cuidar da saúde da boca é extremamente importante. Sabemos que existem doenças bucais e sistêmicas que podem ser evitadas com visitas regulares ao cirurgião-dentista. Muitas doenças sistêmicas têm seus primeiros sinais na cavidade bucal e podem ser diagnosticadas precocemente. Existe uma máxima que diz: “A saúde começa pela boca”.   

Pacientes cardiopatas devem fazer tratamento odontológico ?

Sim, os pacientes cardiopatas devem fazer tratamento odontológico para manter a saúde bucal em dia. Existem muitas bactérias na boca que podem ir para o coração provocando uma endocardite bacteriana infecciosa, uma infecção no coração. Pode afetar tanto pacientes jovens quanto mais idosos. Estar com a saúde bucal em dia é evitar problemas.

Quais pacientes devem ter atenção redobrada com a saúde bucal ?

É fundamental que todos tenham um cuidado diário com a saúde da boca, mas pacientes que possuem válvula protética, histórico de endocardite infecciosa ou pacientes com doenças cardíacas congênitas devem atentar para a prevenção de doenças cardíacas que tem sua fonte oriunda na cavidade oral.

Pacientes cardiopatas podem receber anestesia em procedimentos dentários ?

Sim, o uso de anestésicos em Odontologia é seguro para pacientes cardíacos desde que bem indicado e aplicado da maneira correta. É fundamental que o cirurgião-dentista tenha expertise e entenda a condição de saúde do paciente para indicar o melhor anestésico e forma de aplicação.

Você possuí algum dispositivo eletrônico implantado, como por exemplo um marca-passo, e vai fazer algum tratamento odontológico ?

Cuidado! Alguns dispositivos eletrônico odontológicos podem interferir nos dispositivos cardíacos que regulam as batidas do coração. É importante que o cirurgião-dentista conheça esses dispositivos para indicar o tratamento mais seguro e formas alternativas de cuidado.

A comunicação entre cardiologista e o seu cirurgião-dentista:

O elo entre o médico cardiologista e o cirurgião-dentista é importante para que os tratamentos médicos e odontológicos ocorram de maneira segura, alinhada e eficaz ao paciente. Entender a condição “médica” do paciente deve fazer parte da rotina diária do cirurgião-dentista, bem como este deve ter experiência em atendimento de pacientes cardiopatas.

——————————————————————————-

Texto escrito pelo Cirurgião-Dentista: Dr. André V. Kaled Segato

CRO-PR 23.783

-O Dr. André possui experiência ampla no atendimento de pacientes cardiopatas e é:

Graduado em Odontologia pela PUC-PR – 2013
Mestre em Odontologia – PUC-PR
Especialista em Endodontia – PUC-PR
Doutorando em Endodontia – PUC-PR
Professor de Odontologia da Unicesumar – Curitiba/PR
Professor do curso de Especialização em Endodontia – IOA Style Curitiba
Residência em saúde do Idoso – Hospital da Santa Casa de Curitiba

Endereço de atendimento: Edifício MAB Centro Médico / Rua da Paz, n° 195, conjunto 418 – Centro

Contato: (41) 99947-6078 e (41) 99102-7670

Site: https://zsodontologia.com.br/profissionais/

E-mail: consulta@zsodontologia.com.br

Instagram: @zereksegato_odontologia