Você realizou cateterismo cardíaco, indicado pelo seu cardiologista de confiança, e agora tem muitas dúvidas. Fique tranquilo(a), pois aqui estão as respostas para os questionamentos mais comuns:

1) Como eu cuido da minha ferida/curativo ?

Mantenha a ferida seca e limpa, lavando-a todos os dias com sabonete e água, SEM FAZER FRICÇÃO INTENSA OU APERTAR O LOCAL (lembre-se de que existe um coágulo se formando por debaixo da pele!). Evite banhos de imersão por 1 semana, e use sempre roupas confortáveis, que não comprimam o local da punção.

2) O que fazer se eu tiver algum sangramento/hematoma em expansão no local da ferida ?

É normal que o local por onde o cateterismo foi realizado (perna ou braço) fique com coloração mais escura por 1-2 dias. Se houver sangramento no sítio de punção após 12-24 horas do procedimento, ou então sua pele ganhar uma cor arroxeada (que aumenta a cada dia), entre em contato com o seu médico e/ou sua equipe assistente.

3) Realizei implante de um stent coronariano. Algum cuidado extra ?

Sim! Se, além do cateterismo, o hemodinamicista te contou que ele também realizou um implante de stent coronariano no mesmo procedimento, você deve usar as medicações prescritas após o exame SEM PULAR QUALQUER DOSE! Além disso, você deve tomar alguns cuidados com relação ao seu estilo de vida, medidas de prevenção de risco cardiovascular, progressão lenta de exercícios físicos e outros cuidados de orientação e seguimento, indicados pelo seu médico. Além disso, beba água (em média 6-8 copos/dia) após o procedimento. Isso ajudará a proteger seu corpo dos efeitos do contraste injetado durante o exame

4) Após quanto tempo do cateterismo poderei realizar exercícios físicos ou ter relações sexuais ?

Após o cateterismo, é normal que você se sinta mais indisposto por 1-2 dias. Evite realizar exercícios intensos por pelo menos 2 dias, caso o seu cateterismo tenha sido realizado pelo braço, ou por 4 dias caso tenha sido realizado pela perna. Nesse período, evite levantar pesos acima de 5 kg, correr e subir escadas rapidamente.

Realize caminhadas diárias, de curta distância, e aumente progressivamente ao longo da semana, até você atingir seu nível de atividade “normal”, equivalente ao seu condicionamento pré-procedimento, após 7 dias do exame. Caso você tenha realizado o implante de stent coronariano, pergunte ao seu médico (ele saberá dizer ao certo a gravidade da sua doença) como deverá ser a sua liberação e progressão das atividades físicas.

Realizar atividade sexual geralmente se equivale a subir 2 lances de escada. Caso você consiga fazê-lo, provavelmente estará apto para ter relações. No entanto, pergunte ao seu médico qual o tempo ideal e mínimo que você deve aguardar, após a realização do exame, principalmente se ele foi realizado pela perna (em geral 1 semana).

5) Após quanto tempo do cateterismo poderei dirigir ?

Você deverá ficar pelo menos 24 horas sem dirigir, após o procedimento por via radial. Caso ele tenha sido realizado pela perna, evite dirigir por 1 semana.

6) O que fazer com as minhas medicações de uso contínuo ?

Nunca deixe de utilizar as suas medicações, mesmo que o médico que realize o cateterismo diga que você “não tem nada no coração”.

Após o implante do stent coronariano, você NUNCA PODERÁ ESQUECER DE TOMAR AS SUAS MEDICAÇÕES PRESCRITAS, principalmente essas 3 que eu vou listar aqui abaixo:

Estatinas (atorvastatina, rosuvastatina, sinvastatina);

AAS (aspirina/acido acetilsalicílico) ;

-Outro antiagregante plaquetário (ticagrelor, prasugrel, clopidogrel), escolhido e indicado pelo seu cardiologista de confiança.

——————————————————————————-

Texto escrito pelo Cardiologista: Dr. Pedro Henrique Pedruzzi Segato

CRM 37.112 – RQE 28231