O que é e para que serve ?

O EEF é uma avaliação detalhada do sistema elétrico do coração que serve principalmente para o tratamento de arritmias pelo método de ablação por radiofrequência (“queimar” o foco da arritmia ou o feixe elétrico acessório durante o exame).

Como o EEF é realizado ?

O EEF é realizado utilizando sistema de “cateteres”. Esses cateteres são materiais especiais, longos e finos, delicados e flexíveis que permitem ao médico alcançar o coração através de uma veia periférica (virilha, por exemplo), por meio de anestesia local, idealmente sem sentir dor.

Através da colocação de múltiplos cateteres em vários locais do coração, é possível o registro detalhado do caminho do impulso elétrico cardíaco, permitindo um diagnóstico preciso do tipo e localização da arritmia.

Quais arritmias são tratadas nesse procedimento ?

-Taquicardia Paroxística Supraventricular recorrente;

-Síndrome de Wolff-Parkinson-White;

-Flutter atrial;

-Fibrilação Atrial sintomática, de difícil controle ecom átrio esquerdo normal;

-Taquicardias ventriculares refratárias e/ou idiopáticas;

-Ablação da junção atrioventricular em pacientes com Fibrilação Atrial de alta resposta;

Qual o preparo antes do procedimento ?

Se você irá realizar o procedimento para ablação de taquicardia supraventricular, é necessário jejum 6 horas antes do procedimento e interromper algumas medicações (indicadas pelo médico) para que não interfiram no procedimento. Nesse caso, não há necessidade de exames pré-operatórios.

No entanto, se você for realizar a ablação para a Fibrilação Atrial, é necessário o ecocardiograma transesofágico antes do procedimento e anticoagulação por 4 semanas – no mínimo – antes da realização do mesmo.

Qual a taxa e as possíveis complicações do procedimento ?

A taxa de complicações é abaixo de 1%, com taxa de sucesso acima de 95% em alguns casos! O paciente poderá retornar às atividades habituais em aproximadamente 3-7 dias após o procedimento, aproximadamente.

——————————————————————————-

Texto escrito pelo Cardiologista: Dr. Pedro Henrique Pedruzzi Segato

CRM 37.112 – RQE 28231

Contato : (41) 3024-7296 / ou (41) 99135-2006
Rua Senador Souza Naves, 522 – Alto da XV – Curitiba – PR CEP: 80045 – 190
contato@centrodearritmia.com.br